A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ela pode apresentar diferentes sintomas, desde uma gripe mais forte até uma forma grave que pode levar à morte. Em 2015, o Brasil atingiu o maior número de casos já registrados, com mais de 1,5 milhão de pessoas infectadas.
Para combater essa doença, foi desenvolvida a vacina bivalente da dengue, que é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, conferindo assim uma proteção ampla. A vacina Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma pode ser aplicada tanto em indivíduos que já tiveram a doença quanto em pessoas que nunca tiveram contato com vírus. O imunizante poderá ser aplicado de forma subcutânea, em duas doses e com o intervalo de tempo de três meses entre as aplicações.
Além da autorização da Anvisa, o imunizante foi analisado pela European Medicines Agency, a EMA, e recebeu recomendação positiva do programa “EU – Medicines for all”, que se orienta no sentido de avaliar os medicamentos que serão utilizados em países de baixa renda fora da União Europeia, sendo que nos países fazem parte da União, a comercialização está liberada desde 20/12/2022.
A vacinação é uma maneira importante de prevenir a ocorrência de surtos de dengue. No entanto, é importante lembrar que a vacina sozinha não é capaz de eliminar a doença. É preciso adotar outras medidas preventivas, como eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e usar repelentes e telas de proteção nas janelas.
A vacina bivalente da dengue é segura e eficaz, e já foi aprovada em diversos países, incluindo o Brasil. No entanto, é importante que as pessoas consultem seus médicos antes de tomar a vacina, especialmente aquelas que têm alergias ou condições de saúde que possam causar reações adversas. Consulte os profissionais da saúde para saber mais sobre a vacina e como prevenir a dengue.
Escrito por: Taylor Miguel Rosário (Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa)
Revisado por Flávia Batista Barbosa de Sá Diaz, Prof. DEM/UFV
Referências:
Oliveira, D. A., & Domingues, M. J. C. (2018). Narrativas de formação docente: significados e
sentidos produzidos por professores em uma instituição de ensino superior. Educação em
Análise, 26(1), 48-65. doi: 10.11606/issn.1981-1476.v26i1p48-65
TUASAÚDE. Prevenção da Dengue. Disponível em: https://www.tuasaude.com/prevencao-dadengue/.
FOLHA DE SÃO PAULO. Com 1,6 milhão de casos em um ano, Brasil registra recorde de dengue
em 2015. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/01/1729976-com-16-
milhao-de-casos-em-um-ano-brasil-registra-recorde-de-dengue-em-2015.shtml.
Comentários