A Assistência Domiciliar (AD), também conhecida como Home Care, consiste em cuidados oferecidos por uma equipe multiprofissional ao paciente em sua residência, englobando ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde (COREN-DF, 2019). Esse modelo de atendimento tem se popularizado cada vez mais na sociedade, devido à maior privacidade, conforto e humanização do cuidado, além da redução dos riscos relacionados à internação hospitalar. Atualmente, o número de empresas privadas que oferecem o sistema de Assistência Domiciliar à Saúde (ADS) tem aumentado significativamente no Brasil, passando de 8 em 2012 para 830 em 2019 (FERREIRA; CANAVEZ, 2010; FIPE, 2020).
Sabe-se que com o passar dos anos houve um avanço tecnológico mundial e hoje vivemos a chamada era digital onde muitas pessoas conseguem e permanecem conectadas 24 horas por dia e as informações circulam instantaneamente (FERREIRA, 2017) portanto é evidente o impacto desses avanços na sociedade seja no lazer, no trabalho ou na saúde. As tecnologias começaram a ser utilizadas no contexto da saúde em 1950, com objetivo de organização financeira, de recursos humanos e custos, porém a partir da década de 1990 a tecnologia por meio dos sistemas de informação passou a ser utilizada para o atendimento ao cliente/paciente (BEZERRA, 2009).
Com relação aos sistemas de informação este é composto por um conjunto integrado de recursos, incluindo pessoas, dados, software, hardware e redes de comunicação, que, quando organizados, são capazes de recolher e transformar dados em informações úteis para a sociedade. Esses sistemas podem ser divididos em cinco tipos, de acordo com o número de pessoas ou empresas que fazem uso deles: individuais, para grupos de trabalho, organizacionais, interorganizacionais e globais (PEREZ; ZWICKER, 2010). O sistema de prontuário eletrônico que é utilizado no Home Care, por se tratar de uma tecnologia para a saúde que abrange a assistência e a gerência, pode ser classificado tanto como um sistema de informação para grupos de trabalho quanto como um sistema de informação organizacional.
O prontuário eletrônico tem sido utilizado para permitir um cuidado integral, e ainda facilitar as atividades de gerenciamento das empresas de Home Care. A adoção destas tecnologias permitem uma maior sistematização da assistência e redução de erros que levam risco aos pacientes devido a falhas na comunicação entre os profissionais, já que normalmente estes não se encontram juntos em um ambiente físico de trabalho como ocorre nos hospitais e demais serviços (SANTOS; FALK, 2019). Médicos e enfermeiros que trabalhavam em uma empresa de home care antes e após a implementação de sistema de prontuário eletrônico relataram em sua maioria a percepção de aumento da segurança do paciente e diminuição de erros de prescrição (SANTOS; FALK, 2019).
Portanto é possível concluir que o uso de sistemas de informação no Home Care vem se tornando uma ferramenta que facilita o dia a dia do cuidador, da família e do próprio paciente assistido, pois permite a integração entre as informações e com isso há a diminuição de erros provenientes da má comunicação. Sendo assim, o uso de sistemas de informação aplicados ao Home Care tendem a trazer muitos benefícios e melhorias na segurança do paciente.
Escrito por: Laís Ferreira Felício – Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa e integrante da equipe de pesquisadores da MEDYES; e por Thaina Gonçalves dos Santos Felipe de Sousa – Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa e integrante da equipe de pesquisadores da MEDYES.
Revisado por: Flávia Barbosa Batista de Sá Diaz – Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa e orientadora da equipe de pesquisadores da MEDYES.
Referências:
PEREZ G, ZWICKER R. Fatores determinantes da adoção de sistemas de informação na área de saúde: um estudo sobre oprontuário médico eletrônico. Rev. Adm. Mackenzie[internet]. 2010;11(1):174-200. Disponível em: http://www3.mackenzie.br/editora/index.php/RAM/
FERREIRA, P. A, O Avanço da Tecnologia e as Transformações na Sociedade. 2017. Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/artigos/paulo-afonso-ferreira/o-avanco-da-tecnologia-e-as-transformacoes-na-sociedade/
BEZERRA, S.M. Prontuário Eletrônico do Paciente: uma ferramenta para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 73-82, jan./abr. 2009. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/12/7