Não medir esforços para cuidar do outro, mesmo quando as forças estão se esgotando, isso é ser enfermeiro!
(Marianna Moreno)
No dia 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, precursora da enfermagem moderna, que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, entre os dias 12 a 20 de maio, é celebrada a Semana da Enfermagem, em homenagem a Florence Nightingale e Anna Nery, considerada a heroína da Enfermagem Brasileira.
A Enfermagem é uma das profissões mais importantes do mundo, pois é ela que oferece cuidado a seres humanos, seres multidimensionais e complexos, adaptando suas ações às necessidades próprias de cada indivíduo e ao contexto no qual ele se encontra inserido. Sendo, por essa razão, considerada uma arte. A arte de cuidar, a arte de restaurar, a arte de inspirar, a arte de mudar vidas, a arte de levar a luz da esperança a quem está passando por um momento difícil na sua vida. Florence Nightingale iluminava os frios e escuros quartos dos feridos da Guerra da Crimeia com sua lâmpada, objeto que se tornou o símbolo da enfermagem moderna. Ademais, a Enfermagem é considerada como núcleo na estrutura das profissões da área da saúde, no Brasil e no mundo, sendo sua presença na equipe essencial para gerenciar o cuidado em saúde.
Ser enfermeiro é uma labor que exige constante estudo e preparação, empatia, paciência, resiliência e sobretudo coragem. Coragem para deixar de lado os próprios medos e arriscar até a própria vida para salvar outras. Fato que ficou ainda mais evidente durante a pandemia da COVID-19, onde os enfermeiros se posicionaram na linha de frente de combate, sendo protagonistas na organização dos serviços de saúde para o enfrentamento da COVID-19, gerenciando e executando cuidados aos doentes de forma humanizada, e participando ativamente da imunização. Os enfermeiros enfrentaram a pandemia da COVID-19, assim como Florence Nightingale enfrentou a Guerra da Criméia e Anna Nery, a Guerra do Paraguai; com determinação e muito trabalho, tendo como principal objetivo a saúde e bem-estar coletivos.
Os profissionais de Enfermagem precisam perceber o grande potencial e valor que suas ações geram sobre a vida de cada pessoa que passa pelas suas mãos. Com a prestação do cuidado baseado em evidências científicas grandes resultados podem ser obtidos. Essa profissão merece reconhecimento e destaque. Por isso, a MedYes cumprimenta a todos os enfermeiros do nosso país e do mundo, agradecendo pela sua dedicação e compromisso com a saúde da população e destacando a árdua labor que dia a dia realizam, a qual é o pilar principal para o funcionamento do sistema de saúde.
Escrito por: Karla Adriana Quispe Pineda, discente do curso de Enfermagem da
Universidade Federal de Viçosa.
Revisado por: Flávia Barbosa Batista de Sa Diaz, doutora em Ciências da Saúde
e docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa.
Referências Bibliográficas:
[1] BACKES, D. S. et al. Contribuições de florence nightingale como empreendedora
social: da enfermagem moderna à contemporânea. Revista Brasileira de
Enfermagem, v. 73, 2020.
[2] PERES, M. A. de A. et al. Reconhecimento a Anna Justina Ferreira Nery: mulher
e personalidade da história da enfermagem. Escola Anna Nery, v. 25, 2020.
[4] LIMA, V. S. de M. et al. Enfermagem: Arte ou ciência. REVISTA DA JOPIC, v. 3,
n. 6, 2020.
[6] SILVA, V. G. F. da et al. Trabalho do enfermeiro no contexto da pandemia de
COVID-19. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 74, 2021.