Demanda crescente da população deve-se a busca de atendimento humanizado, pelo cuidado em casa (desospitalização). Por isso, empresas precisam se profissionalizar

Com o propósito de atender aos pacientes de forma personalizada, as empresas de home care estão ganhando cada vez mais espaços no país. Só nos últimos seis anos, o número de clínicas voltadas para o atendimento domiciliar praticamente triplicou. Isso acontece devido uma demanda crescente da população que, cada vez mais, procuram um atendimento médico mais cuidadoso, onde há proximidade e diálogo constante entre médico e paciente.

A gestão de uma empresa de home care é, contudo, complexa e exige muito dos profissionais encarregados da administração. Normalmente, o gestor precisa elaborar escalas de atendimento dos profissionais, administrar o estoque de medicamentos, gerenciar as finanças, realizar orçamentos e manter o diálogo com o paciente, escutando suas demandas e atendendo suas necessidades.

“O nosso maior problema é a administração dos funcionários. Temos uma rotatividade grande. Também precisamos gerenciar a escala desses profissionais. É preciso ver onde cada um está, conciliar os horários, as férias etc. Outro problema é a administração das questões familiares. A família opina, cada um quer fazer de um jeito. É mais difícil ter esse jogo de cintura. Como temos um contrato com o familiar, temos que obedecer o contratante”, conta Monalisa Cajueiro, gestora da clínica Cuidar em Casa.

Para minimizar esse problema, as empresas tendem a adotar soluções baseadas na tecnologia. O uso de um software clínico voltado para gestão é capaz de auxiliar na gestão de uma empresa de forma efetiva: os processos se tornam automatizados, o que transforma a tomada de decisões em algo mais fácil.

A tecnologia na gestão da clínica

Na busca por atender a essas demandas, empresas diversos utilizam a tecnologia como recurso para melhorar o atendimento em saúde. Exemplo é a MedYes, que desenvolveu o sistema CareYes. Trata-se de um software de gestão que consegue controlar e organizar as atividades dos funcionários, pacientes, estoque de medicamentos e finanças. Os profissionais de saúde e cuidadores, por meio do sistema CareYes, conseguem também acessar dados dos pacientes em acompanhamento. Isso auxilia no entendimento das necessidades de cada um deles, tornando o atendimento ainda mais humanizado.

“O CareYes ajuda demais na estruturação da escala e na administração dos medicamentos. O sistema diminui ou quase exclui um provável erro do cuidador em relação aos medicamentos. O CareYes também permite a redução de papel nos processos. O sistema mobile é a maior novidade. Antes fazíamos tudo em papel e, agora, vamos fazer tudo em aplicativo. Todas as pessoas envolvidas com o paciente ficam sabendo de todas as informações em tempo real. Em breve, vamos nos tornar franqueadores e isso seria praticamente impossível sem esse controle. Inclusive, o sistema nos permite passar a orientação para os franqueados de como administrar o home care. É por isso que a gente conta com o CareYes”, informa Monalisa.

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