Qual é a primeira profissão que lhe vem à cabeça quando falamos de cuidado com o paciente e atenção à saúde? Possivelmente, você pensou na enfermagem. Historicamente essa profissão –  até então considerada secundária – era tida apenas como um complemento das atividade dos médicos. Mas isso mudou. Atualmente, os profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares) são peças fundamentais para a área da saúde principalmente se tratando de serviços Home Care.

Prova disso é que em 2015 uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que pelo menos  metade dos trabalhadores da área de saúde são profissionais de enfermagem. O grande número de pessoas que atuam nesta área pode, portanto, impactar no mercado de trabalho. Isso porque há mais profissionais do que vagas.

 

Técnicos de enfermagem exigem formação adequada.

Nas clínicas de Home Care, os profissionais de enfermagem são responsáveis por auxiliar no tratamento, garantir o conforto do cliente e criar a ambientação ideal para eles. Ao cuidarem de um paciente, os técnicos passam a fazer parte da rotina daquele domicílio. Por isso, é preciso jogo de cintura e formação adequada para se adequar a diferentes cenários da vida cotidiana de quem está sendo cuidado.

Jamile Soares,  especialista em atendimento ao cliente, ressalta que o mercado de Home Care exige que o profissional de enfermagem tenha uma formação diferenciada. “Esse tipo de mercado demanda dos profissionais muito mais responsabilidade e comprometimento. É preciso também um bom referencial teórico e uma formação diferenciada. Os cursos de técnicos de enfermagem no Brasil formam profissionais para trabalhar em hospitais. O ideal é que as clínicas ofereçam capacitação para que esses profissionais se tornem aptos a atuarem no Home Care“, conta Jamile.

Vantagens para todos

Os serviços em atendimento domiciliar estão conquistando cada vez mais espaços. Com uma equipe adequada, as clínicas são capazes de oferecer um atendimento humanizado, com diminuição dos custos e aumento do conforto para os pacientes. Para os profissionais de enfermagem, os benefícios proporcionados pela atividade também são diversos, a exemplo de uma rotina mais tranquila, possibilidade de atendimento remoto e horário flexível.

Sendo assim Jamile Soares explica que, ao compararmos a rotina em uma empresa de Home Care com a de um hospital, os técnicos têm muito mais capacidade de garantir um atendimento de qualidade aos pacientes.

“No hospital, o profissional trabalha na lógica de ‘quantidade versus tempo’. Em 12 horas trabalhadas, ele precisa cuidar de uns 15 pacientes. É tudo muito rápido, muito corrido. No domicilio, tem como ele prestar um cuidado mais humano”, finaliza.

E para você? Como você acha que os profissionais de enfermagem podem se beneficiar do mercado de home care? Comente aqui! Fique por dentro do nosso blog para acompanhar as novidades!

 

Conheça a Medyes mais de perto através do nosso instagram !

 

 

Join the discussion One Comment

  • Amanda veloso disse:

    Boa tarde trabalho como home Care mas acho q os valores são bem inferiores para os plantões de 24hrs.É ruim na casa do paciente ,eles querem fazer do jeito deles.Na vdd ficamos sem recursos p ajudar o paciente.

Leave a Reply