Novas tecnologias de processos de gestão home care, organização e comunicação entre paciente, profissional e empresa surgem diante de um cenário de envelhecimento da população
De acordo com uma pesquisa da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Fehoesp), nos últimos seis anos, o número de empresas especializadas em home care (atendimento domiciliar) triplicou no Brasil. O crescimento da área é fruto das novas necessidades da população que, cada vez mais, demanda novos tipos de cuidados em saúde. O serviço é mais econômico do que os gastos diários em internações hospitalares, além de ser mais humanizado e íntimo – já que o tratamento é realizado no ambiente familiar.
Segundo a pesquisa, a estimativa para os próximos anos é o crescimento contínuo de empresas especializadas em home care. Dentre os motivos relacionados a esta demanda, estão: o aumento da expectativa de vida e o fator demográfico brasileiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro, que já foi de 45 anos na década de 1940, passou para 75 anos em 2016. Além disso, um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos em 2060. Em relação ao envelhecimento da população mundial, estima-se que, em 2050, cerca de 17% dos habitantes do planeta terão 65 anos ou mais.
Os serviços de home care estão diretamente relacionados a esse contexto de envelhecimento da população e à proposta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que criou em abril de 2018 o projeto Atenção Primária à Saúde (APS). Ele tem como principal objetivo o desenvolvimento da integração do cuidado centrado no paciente. O projeto da ANS, focado na atenção primária, também contribui muito para o desenvolvimento econômico das empresas especializadas em home care.
Desburocratização dos processos internos e melhor gestão do tempo
As empresas de home care surgiram com o propósito de oferecer aos pacientes um acompanhamento especializado, individual e com uma relação de proximidade. Nesse contexto, os profissionais de saúde assumem importância significativa no acompanhamento e no resultado final do tratamento do paciente.
A rotina de organização de uma home care, entretanto, é complexa. Suas tarefas vão desde a elaboração de escalas de atendimento dos profissionais, gerenciamento completo do estoque, controle do financeiro, de orçamentos e de envio de relatório para os Planos de Saúde, até chegar ao contato direto com os pacientes.
Integração entre área através da tecnologia e qualidade na prestação dos serviços
Novas tecnologias automatizam os processos, organizam a gestão do trabalho e ajudam diretamente na tomada de decisão mais estratégica e humanizada, aproximando empresa, profissional de saúde e paciente.
Além disso, soluções high-tech de usabilidade facilitam a coleta e estruturação de dados, integrando da gestão interna até o cuidado com o paciente. Pensando nestes desafios de mercado, surge o CareYes, produto exclusivo para empresas home care, desenvolvido pela MedYes. O CareYes é um software gerencial que une coleta de dados, envio de relatórios e conta também com um aplicativo que facilita o dia-a-dia do profissional de saúde em sua visita a casa do paciente.
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