Category

Prontuário Eletrônico

Comunicação nas unidades de saúde: como a tecnologia pode ajudar neste processo?

Comunicação nas unidades de saúde: como a tecnologia pode ajudar neste processo?

By Gestão de Saúde, Gestão Hospitalar, Home Care, Prontuário Eletrônico No Comments

Em clínicas de home care, a tecnologia é ainda mais essencial para garantir a comunicação remota e preservar dados dos pacientes

Uma unidade de saúde é normalmente constituída por sala de espera, consultórios, cozinha, escritórios, farmácia, sanitários e sala de vacinas, entre outros ambientes. Neles, circulam profissionais de todo o tipo, que vão desde os recepcionistas aos especialistas de saúde. Além, é claro, dos pacientes que são atendidos naquele local.

Em home care e empresas de atenção de saúde domiciliar, há ainda outro fator: o gestor precisa se comunicar com profissionais que não se encontram na unidade. Nestes espaços, a comunicação é o ponto-chave para que o bom funcionamento seja garantido. Mas isso nem sempre acontece.

Geralmente, a comunicação interna em unidades de saúde, tanto as pequenas quanto as grandes, se dá por meio de informes, registrados em papel, que se encontram nos quadros de avisos. Na correria do cotidiano, essas publicações acabam passando despercebidas pelo público que circula naquele local.

Existe um desafio comunicação entre médico e paciente, uma vez que os profissionais de saúde dependem da organização de papéis para manter as informações dos pacientes seguras. Nas empresas de home care, a comunicação fica ainda mais debilitada, pois nem sempre os profissionais estão no mesmo local, o que impede o diálogo cara a cara.

Neste contexto, a tecnologia aparece, mais uma vez, como uma possibilidade para resolução de problemas. Ela é responsável por melhorar a conectividade entre os diferentes profissionais que atuam em uma unidade de saúde.

Com a tecnologia correta, é possível também otimizar o fluxo de informações. Dessa forma, com o uso de softwares e aplicativos, a informação pode ser melhor distribuída e de forma instantânea.

Em clínicas, empresas de home care, hospitais e consultórios, a tecnologia tem papel essencial para garantir a comunicação remota entre profissionais e preservar dados dos pacientes

O investimento em softwares que permitem o registro de informações gerais sobre a unidade de saúde em tempo real apresenta uma série de benefícios. Por meio do uso deste tipo de tecnologia, o gestor é capaz de coordenar funcionários, organizar o estoque de medicamentos e ter informações sobre as finanças da unidade. Para os profissionais de saúde, a escolha correta do software médico permite que os dados dos pacientes sejam acompanhados, o que humaniza o atendimento e evita falhas na comunicação.

As plataformas oferecidas pela MedYes aparecem, hoje, como boas ferramentas para descomplicar a vida de gestores, profissionais de saúde e pacientes. Tanto a plataforma MedYes quanto o sistema CareYes, voltado para empresas de home care, são capazes de melhorar a comunicação, o que é essencial para o funcionamento bem-sucedido dos sistemas de saúde.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades!

Novas tecnologias de processos de gestão, organização e comunicação entre paciente, profissional e empresa surgem diante de um cenário de envelhecimento da população

Home Care: como melhorar a gestão de serviços

By Home Care, Prontuário Eletrônico, Soluções MedYes No Comments

Novas tecnologias de processos de gestão, organização e comunicação entre paciente, profissional e empresa surgem diante de um cenário de envelhecimento da população

De acordo com uma pesquisa da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Fehoesp), nos últimos seis anos, o número de empresas especializadas em home care (atendimento domiciliar) triplicou no Brasil. O crescimento da área é fruto das novas necessidades da população que, cada vez mais, demanda novos tipos de cuidados em saúde. O serviço é mais econômico do que os gastos diários em internações hospitalares, além de ser mais humanizado e íntimo – já que o tratamento é realizado no ambiente familiar.

Segundo a pesquisa, a estimativa para os próximos anos é o crescimento contínuo de empresas especializadas em home care. Dentre os motivos relacionados a esta demanda, estão: o aumento da expectativa de vida e o fator demográfico brasileiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro, que já foi de 45 anos na década de 1940, passou para 75 anos em 2016. Além disso, um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos em 2060. Em relação ao envelhecimento da população mundial, estima-se que, em 2050, cerca de 17% dos habitantes do planeta terão 65 anos ou mais.

Os serviços de home care estão diretamente relacionados a esse contexto de envelhecimento da população e à proposta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que criou em abril de 2018 o projeto Atenção Primária à Saúde (APS). Ele tem como principal objetivo o desenvolvimento da integração do cuidado centrado no paciente. O projeto da ANS, focado na atenção primária, também contribui muito para o desenvolvimento econômico das empresas especializadas em home care.

Desburocratização dos processos internos e melhor gestão do tempo

As empresas de home care surgiram com o propósito de oferecer aos pacientes um acompanhamento especializado, individual e com uma relação de proximidade. Nesse contexto, os profissionais de saúde assumem importância significativa no acompanhamento e no resultado final do tratamento do paciente.

A rotina de organização de uma home care, entretanto, é complexa. Suas tarefas vão desde a elaboração de escalas de atendimento dos profissionais, gerenciamento completo do estoque, controle do financeiro, de orçamentos e de envio de relatório para os Planos de Saúde, até chegar ao contato direto com os pacientes.

Integração entre área através da tecnologia e qualidade na prestação dos serviços 

Novas tecnologias automatizam os processos, organizam a gestão do trabalho e ajudam diretamente na tomada de decisão mais estratégica e humanizada, aproximando empresa, profissional de saúde e paciente.

Além disso, soluções high-tech de usabilidade facilitam a coleta e estruturação de dados, integrando da gestão interna até o cuidado com o paciente. Pensando nestes desafios de mercado, surge o CareYes, produto exclusivo para empresas home care, desenvolvido pela MedYes. O CareYes é um software gerencial que une coleta de dados, envio de relatórios e conta também com um aplicativo que facilita o dia-a-dia do profissional de saúde em sua visita a casa do paciente.

Saiba mais como as soluções da MedYes estão descomplicando a vida de gestores, profissionais de saúde e pacientes de home care, e entre em contato se quiser outras informações.

Qualquer pessoa quando procura o atendimento médico busca ser atendida de forma satisfatória e ter seus problemas resolvidos.

Como a tecnologia pode ajudar na comunicação entre médico e paciente?

By Inovação, Notícias, Prontuário Eletrônico, Soluções MedYes No Comments

Qualquer pessoa quando procura o atendimento médico busca ser atendida de forma satisfatória e ter seus problemas resolvidos. Entretanto, nem sempre esse desejo é alcançado, e a raiz deste problema pode estar nas dificuldades de comunicação entre médico e paciente. Trata-se de uma relação historicamente assimétrica, o que, consequentemente, faz com que a troca de informações seja problemática e ineficiente.

A vulnerabilidade do paciente, quando em tratamento, faz com que ele sinta uma necessidade muito grande de atenção. Por outro lado, os médicos nem sempre conseguem atender a essa demanda, devido ao grande número de pacientes ou à falta de canais que garantem uma comunicação efetiva. Com a troca de informações comprometida, aumenta-se o risco de erros no diagnóstico, o que gera problemas para a atuação do médico.

Segundo o médico Alexandre Veloso, as dificuldades de comunicação provocam um prejuízo ainda maior para o paciente que vê suas inseguranças sendo potencializadas, justamente por não conseguir estabelecer um contato direto e constante com quem o trata. “O médico, normalmente, é demandado pelo paciente. Então, ele acaba não sendo muito ativo no processo de comunicação. Na perspectiva do paciente, ele tem uma certa dificuldade de acessar o médico. Na maioria das vezes, a única forma de acesso é por meio do telefone ou pessoalmente, e isso nem sempre é eficaz“, explica.

Tecnologias a serviço do médico e do paciente

Com o surgimento de aplicativos de mensagens, esse problema diminuiu, mas não foi completamente solucionado. “Os aplicativos de mensagem encurtam as distâncias, mas nem sempre resolvem o problema. Temos que responder muita gente e as informações podem ficar desencontradas também”, relata o médico.

O caminho para solucionar esse problema está, portanto, no investimento em tecnologias que consigam potencializar o diálogo e, ao mesmo tempo, garantir que as informações trocadas estejam corretas. Para o médico Alexandre Veloso, os aplicativos e plataformas que atuam nessa seara são a melhor forma de registrar informações passadas pelos pacientes, de atender às demandas e, ainda, passar confiança àqueles que os procuram.

“A solução está na tecnologia mobile. Precisamos de um aplicativo que permita uma conexão de dados em tempo real e que esteja atrelado à plataforma do prontuário do paciente, por exemplo. Isso dará agilidade e eficácia maior para o atendimento médico, e a comunicação com o paciente será mais leve e natural. Já passei por situações em que um aplicativo ideal pudesse ter resolvido o problema que existia naquela ocasião. Não dá mais para imaginar o mundo sem esse tipo de tecnologia, sem esse tipo de comunicação“, reflete o médico.

É por meio da compreensão desses problemas que a MedYes trabalha para desenvolver plataformas que funcionam como solução para o atendimento médico e atenção ao paciente. Com o uso correto da tecnologia, foi possível criar softwares médicos que apresentam uma série de benefícios em relação aos modelos de comunicação, registro e trocas de informações que existem hoje no mercado.

E para você? Qual é a melhor forma de usar e garantir uma comunicação eficiente entre médico e paciente? Comente aqui e aproveite também para conhecer as soluções fornecidas pela MedYes.