Monthly Archives

junho 2019

Enfermagem e Home Care: conheça as vantagens desta relação

By Gestão de Saúde, Home Care, Soluções MedYes One Comment

 

Qual é a primeira profissão que lhe vem à cabeça quando falamos de cuidado com o paciente e atenção à saúde? Possivelmente, você pensou na enfermagem. Historicamente essa profissão –  até então considerada secundária – era tida apenas como um complemento das atividade dos médicos. Mas isso mudou. Atualmente, os profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares) são peças fundamentais para a área da saúde principalmente se tratando de serviços Home Care.

Prova disso é que em 2015 uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que pelo menos  metade dos trabalhadores da área de saúde são profissionais de enfermagem. O grande número de pessoas que atuam nesta área pode, portanto, impactar no mercado de trabalho. Isso porque há mais profissionais do que vagas.

 

Técnicos de enfermagem exigem formação adequada.

Nas clínicas de Home Care, os profissionais de enfermagem são responsáveis por auxiliar no tratamento, garantir o conforto do cliente e criar a ambientação ideal para eles. Ao cuidarem de um paciente, os técnicos passam a fazer parte da rotina daquele domicílio. Por isso, é preciso jogo de cintura e formação adequada para se adequar a diferentes cenários da vida cotidiana de quem está sendo cuidado.

Jamile Soares,  especialista em atendimento ao cliente, ressalta que o mercado de Home Care exige que o profissional de enfermagem tenha uma formação diferenciada. “Esse tipo de mercado demanda dos profissionais muito mais responsabilidade e comprometimento. É preciso também um bom referencial teórico e uma formação diferenciada. Os cursos de técnicos de enfermagem no Brasil formam profissionais para trabalhar em hospitais. O ideal é que as clínicas ofereçam capacitação para que esses profissionais se tornem aptos a atuarem no Home Care“, conta Jamile.

Vantagens para todos

Os serviços em atendimento domiciliar estão conquistando cada vez mais espaços. Com uma equipe adequada, as clínicas são capazes de oferecer um atendimento humanizado, com diminuição dos custos e aumento do conforto para os pacientes. Para os profissionais de enfermagem, os benefícios proporcionados pela atividade também são diversos, a exemplo de uma rotina mais tranquila, possibilidade de atendimento remoto e horário flexível.

Sendo assim Jamile Soares explica que, ao compararmos a rotina em uma empresa de Home Care com a de um hospital, os técnicos têm muito mais capacidade de garantir um atendimento de qualidade aos pacientes.

“No hospital, o profissional trabalha na lógica de ‘quantidade versus tempo’. Em 12 horas trabalhadas, ele precisa cuidar de uns 15 pacientes. É tudo muito rápido, muito corrido. No domicilio, tem como ele prestar um cuidado mais humano”, finaliza.

E para você? Como você acha que os profissionais de enfermagem podem se beneficiar do mercado de home care? Comente aqui! Fique por dentro do nosso blog para acompanhar as novidades!

 

Conheça a Medyes mais de perto através do nosso instagram !

 

 

Gestão de Home Care

Saiba quais são as maiores dificuldades enfrentadas por gestores de Home Care

By Gestão de Saúde, Home Care, Soluções MedYes No Comments

Ainda que seja um mercado crescente, o setor de Home Care enfrenta vários problemas, principalmente na gestão clínica desse serviço. Conheça quais são esses problemas.

veja como resolvê-los:

O mercado de home care está crescendo. Ano após ano, aumenta o número de empresas neste setor. Segundo uma pesquisa encomendada pelo Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD) identifica que o número de empresas voltadas para atenção domiciliar, no Brasil, saltou de 411 para 676 empresas. Esse crescimento está atrelado, principalmente, ao envelhecimento da população, ao sucateamento dos serviços públicos de saúde e à busca dos pacientes por um atendimento mais personalizado

Entretanto, mesmo com as perspectivas positivas para a modalidade, empresas de Home Care têm que enfrentar uma série de dificuldades dentro do setor de saúde. Segundo o Dr. Luís Cláudio Marrochi, presidente do NEAD, ainda há muito desconhecimento por parte da população e dos planos de saúde em relação aos serviços prestados por essas empresas.

“O primeiro problema é a regulamentação do setor, mas isso já está sendo resolvido. Além disso, a sociedade não reconhece tudo o que podemos fazer no home care. Há também nesse sentido barreiras hospitalares. Já para os prestadores de serviços, há o problema da carência de profissionais com habilidades de prestar serviço em atenção domiciliar”, aponta o presidente. 

Gestão de Home Care: problemas e soluções.

A falta de profissionais qualificados é também um dos principais problemas mencionados por José Amir, gestor da clínica Bem Cuidar, de Patos de Minas (MG). Para ele, além da falta de profissionais, organizar escalas e promover um bom relacionamento entre os técnicos e pacientes é uma dificuldade constante na rotina de uma empresa de home care

“Faltam profissionais de enfermagem qualificados. Além disso, temos que tentar controlar o relacionamento do profissional com o paciente e com os colegas. No home care, os profissionais ficam mais soltos. E isso causa muito problema. Precisamos ter muito controle e atenção com isso”, reflete o gestor. 

Outro problema apontado por José Amir a respeito da gestão de Home Care é a relação com os planos de saúde. “Os planos de saúde acham que home care veio para ‘quebrar’ com eles. Assim, a gente tem muita dificuldade de explicar que o atendimento em home care é mais barato que o hospital. O plano de saúde deveria entender isso, pois fica mais barato para ele e para os pacientes. E eu fico no meio disso de agradar a família e agradar o plano de saúde”, conta José Amir. 

Para enfrentar esses problemas, o gestor afirma que há duas possibilidades: maturidade e apoio das tecnologias. “A cada dia que passa, a gente está mais maduro e enxerga as resoluções dos problemas de forma mais fácil. Além disso, softwares clínicos, como o da Careyes, têm nos ajudado bastante a lidar com os profissionais, controlar o orçamento e o estoque de medicamentos. Desde que passamos a usar essa tecnologia, há um ano, tudo mudou”, comemora. 

Fique por dentro do nosso blog para acompanhar as novidades e saber mais sobre como CareYes está facilitando a vida de gestores, profissionais de saúde e pacientes de home care.

mercado de Home Care

Mercado de Home Care como estamos e para onde vamos?

By Home Care, Inovação, Soluções MedYes No Comments

O mercado de Home Care pode ser definido como uma modalidade de atendimento médico domiciliar. Normalmente, essa forma de acolhimento está associada à tecnologias ofertadas pelas unidades de saúde adaptáveis às condições do paciente. Regulamentado desde 2002, pelo governo federal, a prática está em constante crescimento.

Segundo um boletim econômico da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Fehoesp), o número de estabelecimentos que prestam serviços de home care praticamente triplicou no país nos últimos seis anos. A publicação informa ainda que, em apenas um ano, o crescimento foi de 35% enquanto os outros serviços da saúde tiveram um aumento de apenas 5%.

Tal crescimento expressivo da modalidade é explicado principalmente por quatro fatores:

Envelhecimento da população: a população brasileira está envelhecendo. Com o aumento da expectativa de vida, o número de idosos no país é crescente. Há, portanto, uma demanda crescente em relação à saúde, ao atendimento domiciliar e, consequentemente, aos serviços de home care.

Sucateamento do serviço de saúde público: quanto menor o repasse financeiro para a saúde pelo governo, maior a incapacidade desse sistema de atender às demandas da população. Por isso, as empresas de home care podem se destacar como uma opção para parte da população.

Custos dos planos de saúde: com o sucateamento da saúde pública, há uma busca grande pelos planos de saúde. Os serviços de home care nos planos de saúde apresentam uma alternativa para a diminuição dos custos se comparados a alguns serviços de hospitais e clínicas, como a internação.

Busca por um atendimento mais humanizado: com o home care, o paciente não precisa se deslocar, além de receber um atendimento mais personalizado. Isso faz com que a população tenda a optar por essa modalidade de serviço.

Para as empresas, o investimento em home care também apresenta algumas vantagens. A principal delas é que essa modalidade apresenta maior facilidade na contratação de profissionais com as mudanças trazidas pela reforma trabalhista.

Neste contexto, as clínicas poderão contratar profissionais por menos horas ou fazer contratos mais flexíveis. Com todos esses fatores, há a expectativa de que o número de empresas que oferecem esse serviço cresça ainda mais nos próximos anos, segundo a Fehoesp.

Investimento em tecnologias é tendência para o setor

Diante deste cenário, o home care demanda algumas tecnologias que fazem diferença na qualidade do atendimento prestado, além de otimizar a gestão. Aplicativos e softwares destinados à comunicação entre médico e paciente, ao controle de medicamentos, à organização dos profissionais de saúde, à gestão de finanças acabam sendo imprescindíveis para um bom funcionamento de empresas de home care.

A influência da tecnologia no serviço de saúde é inevitável. É por isso que, no mundo todo, investimentos em inovação tecnológica para soluções em saúde são crescentes. Para o home care, a tendência é que essas tecnologias estejam cada vez mais presentes. Afinal, são essas inovações que permitem o atendimento de um paciente no próprio domicílio.

E você? Como avalia o crescimento do mercado de home care? Comente aqui e acompanhe nosso blog para se informar sobre outros assuntos e ficar por dentro das novidades!

Clínicas de Home Care

Clínicas de home care: número triplica no Brasil.

By Gestão de Saúde, Home Care No Comments

o atendimento hospitalar humanizado é uma demanda crescente da população, por causa disso muitos estão optando por clínicas de home care.

Com o propósito de atender aos pacientes de forma personalizada, as empresas de home care estão ganhando cada vez mais espaços no país. Só nos últimos seis anos, o número de clínicas voltadas para o atendimento domiciliar praticamente triplicou. Isso acontece devido uma demanda crescente da população que, cada vez mais, procuram um atendimento médico mais cuidadoso, onde há proximidade e diálogo constante entre médico e paciente.

A gestão de uma empresa de home care é, contudo, complexa e exige muito dos profissionais encarregados da administração. Normalmente, o gestor precisa elaborar escalas de atendimento dos profissionais, administrar o estoque de medicamentos, gerenciar as finanças, realizar orçamentos e manter o diálogo com o paciente, escutando suas demandas e atendendo suas necessidades.

“O nosso maior problema é a administração dos funcionários. Temos uma rotatividade grande. Também precisamos gerenciar a escala desses profissionais. É preciso ver onde cada um está, conciliar os horários, as férias etc. Outro problema é a administração das questões familiares. A família opina, cada um quer fazer de um jeito. É mais difícil ter esse jogo de cintura. Como temos um contrato com o familiar, temos que obedecer o contratante”, conta Monalisa Cajueiro, gestora da clínica Cuidar em Casa.

Para minimizar esse problema, as empresas tendem a adotar soluções baseadas na tecnologia. O uso de um software clínico voltado para gestão é capaz de auxiliar na gestão de uma empresa de forma efetiva: os processos se tornam automatizados, o que transforma a tomada de decisões em algo mais fácil.

A tecnologia na gestão da clínica

Na busca por atender a essas demandas, diversas empresas utilizam a tecnologia como recurso para melhorar a gestão de suas clínicas home care e melhorar o atendimento. Exemplo é a Medyes, que desenvolveu o sistema Careyes. Trata-se de um software de gestão que consegue controlar e organizar as atividades dos funcionários, pacientes, estoque de medicamentos e finanças. Os profissionais de saúde e cuidadores, por meio do sistema CareYes, conseguem também acessar dados dos pacientes em acompanhamento. Isso auxilia no entendimento das necessidades de cada um deles, tornando o atendimento ainda mais humanizado.

“O CareYes ajuda demais na estruturação da escala e na administração dos medicamentos. O sistema diminui ou quase exclui um provável erro do cuidador em relação aos medicamentos. O CareYes também permite a redução de papel nos processos. O sistema mobile é a maior novidade. Antes fazíamos tudo em papel e, agora, vamos fazer tudo em aplicativo. Todas as pessoas envolvidas com o paciente ficam sabendo de todas as informações em tempo real. Em breve, vamos nos tornar franqueadores e isso seria praticamente impossível sem esse controle. Inclusive, o sistema nos permite passar a orientação para os franqueados de como administrar o home care. É por isso que a gente conta com o CareYes”, informa Monalisa.

Ficou interessado? Entre em contato com A MedYes e solicite aqui um orçamento. Fique por dentro do nosso blog para acompanhar as novidades e saber mais sobre como as soluções da MedYes estão descomplicando a vida de gestores, profissionais de saúde e pacientes de home care.

Comunicação nas unidades de saúde: como a tecnologia pode ajudar neste processo?

Comunicação nas unidades de saúde: como a tecnologia pode ajudar neste processo?

By Gestão de Saúde, Gestão Hospitalar, Home Care, Prontuário Eletrônico No Comments

Em clínicas de home care, a tecnologia é ainda mais essencial para garantir a comunicação nas unidades de saúde e preservar dados dos pacientes

Uma unidade de saúde é normalmente constituída por sala de espera, consultórios, cozinha, escritórios, farmácia, sanitários e sala de vacinas, entre outros ambientes. Neles, circulam profissionais de todo o tipo, que vão desde os recepcionistas aos especialistas de saúde. Além, é claro, dos pacientes que são atendidos naquele local.

Em home care e empresas de atenção de saúde domiciliar, há ainda outro fator: o gestor precisa se comunicar com profissionais que não se encontram na unidade. Nestes espaços, a comunicação é o ponto chave para que o bom funcionamento seja garantido. Mas isso nem sempre acontece.

Geralmente, a comunicação interna em unidades de saúde, tanto as pequenas quanto as grandes, se dá por meio de informes, registrados em papel, que se encontram nos quadros de avisos. Na correria do cotidiano, essas publicações acabam passando despercebidas pelo público que circula naquele local.

Existe um desafio comunicação entre médico e paciente, uma vez que os profissionais de saúde dependem da organização de papéis para manter as informações dos pacientes seguras. Nas empresas de home care, a comunicação fica ainda mais debilitada, pois nem sempre os profissionais estão no mesmo local, o que impede o diálogo cara a cara.

Neste contexto, a tecnologia aparece, mais uma vez, como uma possibilidade para resolução de problemas. Ela é responsável por melhorar a conectividade entre os diferentes profissionais que atuam em uma unidade de saúde.

Com a tecnologia correta, é possível também otimizar o fluxo de informações. Dessa forma, com o uso de softwares e aplicativos, a informação pode ser melhor distribuída e de forma instantânea.

Em clínicas, empresas de home care, hospitais e consultórios, a tecnologia tem papel essencial para garantir a comunicação remota entre profissionais e preservar dados dos pacientes

O investimento em softwares que permitem o registro de informações gerais sobre a unidade de saúde em tempo real apresenta uma série de benefícios. Por meio do uso deste tipo de tecnologia, o gestor é capaz de coordenar funcionários, organizar o estoque de medicamentos e ter informações sobre as finanças da unidade. Para os profissionais de saúde, a escolha correta do software médico permite que os dados dos pacientes sejam acompanhados, o que humaniza o atendimento e evita falhas na comunicação.

As plataformas oferecidas pela MedYes aparecem, hoje, como boas ferramentas para descomplicar a vida de gestores, profissionais de saúde e pacientes. Tanto a plataforma MedYes quanto o sistema CareYes, voltado para empresas de home care, são capazes de melhorar a comunicação, o que é essencial para o funcionamento bem-sucedido dos sistemas de saúde.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades!