Category

Inovação

Realidade e tendências do mercado de home care: como estamos e para onde vamos?

Realidade e tendências do mercado de home care: como estamos e para onde vamos?

By Home Care, Inovação, Soluções MedYes No Comments

O home care pode ser definido como uma modalidade de atendimento médico domiciliar. Normalmente, essa forma de acolhimento está associada a tecnologias ofertadas pelas unidades de saúde adaptáveis às condições do paciente. Regulamentado desde 2002, pelo governo federal, o home care é uma prática crescente.

Segundo um boletim econômico da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Fehoesp), o número de estabelecimentos que prestam serviços de home care praticamente triplicou no país nos últimos seis anos. A publicação informa ainda que, em apenas um ano, o crescimento foi de 35% enquanto os outros serviços da saúde tiveram um aumento de apenas 5%.

Tal crescimento expressivo da modalidade é explicado principalmente por quatro fatores:

Envelhecimento da população: a população brasileira está envelhecendo. Com o aumento da expectativa de vida, o número de idosos no país é crescente. Há, portanto, uma demanda crescente em relação à saúde, ao atendimento domiciliar e, consequentemente, aos serviços de home care.

Sucateamento do serviço de saúde público: quanto menor o repasse financeiro para a saúde pelo governo, maior a incapacidade desse sistema de atender às demandas da população. Por isso, as empresas de home care podem se destacar como uma opção para parte da população.

Custos dos planos de saúde: com o sucateamento da saúde pública, há uma busca grande pelos planos de saúde. Os serviços de home care nos planos de saúde apresentam uma alternativa para a diminuição dos custos se comparados a alguns serviços de hospitais e clínicas, como a internação.

Busca por um atendimento mais humanizado: com o home care, o paciente não precisa se deslocar, além de receber um atendimento mais personalizado. Isso faz com que a população tenda a optar por essa modalidade de serviço.

Para as empresas, o investimento em home care também apresenta algumas vantagens. A principal delas é que essa modalidade apresenta maior facilidade na contratação de profissionais com as mudanças trazidas pela reforma trabalhista.

Neste contexto, as clínicas poderão contratar profissionais por menos horas ou fazer contratos mais flexíveis. Com todos esses fatores, há a expectativa de que o número de empresas que oferecem esse serviço cresça ainda mais nos próximos anos, segundo a Fehoesp.

Investimento em tecnologias é tendência para o setor

Diante deste cenário, o home care demanda algumas tecnologias que fazem diferença na qualidade do atendimento prestado, além de otimizar a gestão. Aplicativos e softwares destinados à comunicação entre médico e paciente, ao controle de medicamentos, à organização dos profissionais de saúde, à gestão de finanças acabam sendo imprescindíveis para um bom funcionamento de empresas de home care.

A influência da tecnologia no serviço de saúde é inevitável. É por isso que, no mundo todo, investimentos em inovação tecnológica para soluções em saúde são crescentes. Para o home care, a tendência é que essas tecnologias estejam cada vez mais presentes. Afinal, são essas inovações que permitem o atendimento de um paciente no próprio domicílio.

E você? Como avalia o crescimento do mercado de home care? Comente aqui e acompanhe nosso blog para se informar sobre outros assuntos e ficar por dentro das novidades!

Como o software da MedYes pode facilitar o dia a dia do profissional da saúde?

Como o software da MedYes pode facilitar o dia a dia do profissional da saúde?

By Inovação, Soluções MedYes, Tecnologia No Comments

A rotina de um médico é corrida: entre atendimentos e consultas, o profissional deve ainda ter disciplina e organização para guardar todas as informações coletadas de cada paciente. Isso acaba gerando perda de informações, papéis acumulados, demora no atendimento, entre vários outros problemas.

Ao ser refém do papel, o médico deve ainda se preocupar com locais de arquivamento de prontuários que possam ser acessados de forma fácil a cada nova consulta de um determinado paciente. Neste contexto, a adoção de um software médico, como o sistema MedYes, aparece como uma solução para os problemas encontrados na rotina de um médico.

Segundo Maurício Trindade, gerente de vendas da MedYes, por meio do sistema MedYes, o médico pode, por exemplo, realizar o agendamento das próximas consultas. É possível verificar, também, qual é o melhor horário e qual é a data de retorno do paciente.

“Quando o paciente chega no consultório, já aparece na tela um aviso do agendamento. Quando o profissional acessa o perfil paciente, abre-se uma tela com o histórico da rotina (hábitos sociais, práticas de exercícios físicos, procedimento cirúrgico, entre outros). O médico, então, inicia o atendimento. Ele tem a opção de qual padrão de atendimento ele quer seguir. Se ele é um pediatra, o padrão vai ser um, se é ortopedista, outro. Isso gera uma personalização do atendimento”, explica.

Atenção e cuidado para médico e paciente

O software médico desenvolvido pela MedYes conta com uma área específica para prescrição de medicamento. Nela, o médico consegue consultar quais os medicamentos o paciente está usando ou já usou. Outra função encontrada no sistema MedYes é a emissão de pedidos de exame, encaminhamentos, atestados, receitas médicas, entre outros.

“Durante o atendimento, o médico consegue indicar os exames que precisam ser feitos, os encaminhamentos e realizar a prescrição de medicamentos. Neste momento, há uma inteligência artificial que analisa os princípios ativos do medicamento a ser prescrito juntamente com os princípios ativos dos medicamentos que o paciente já faz uso. O sistema é capaz, então, de dizer para o médico se o medicamento prescrito vai potencializar ou anular o efeito de outros medicamentos. Por fim, o profissional consegue imprimir automaticamente os atestados e receitas e finalizar a consulta. O paciente sai do consultório com todos os dados registrados”, relata Trindade.

Todas essas facilidades permitidas pelo software médico fazem com que a consulta se torne mais produtiva. O médico, em vez de se preocupar com atividades burocráticas e operacionais, pode se concentrar na consulta, nas queixas do paciente, no atendimento mais respeitoso e agradável para ambas as partes.

“O sistema MedYes ajuda tanto o paciente quanto o médico. Pois o paciente pode fazer o acompanhamento de seu estado de saúde por meio de um aplicativo. A troca de informação neste contexto torna-se mais racional“, finaliza.

Telemedicina: saiba o que é e por que muitos a consideram polêmica

Telemedicina: saiba o que é e por que muitos a consideram polêmica

By Gestão de Saúde, Inovação, Notícias No Comments

O uso da tecnologia no cotidiano gerou transformações importantes nos processos de comunicação existentes na sociedade. Para a medicina, isso não poderia ser diferente. Ao se tornar médico, o profissional encontra, no mercado, opções de serviços e atendimentos que possuem a tecnologia como elemento central. É nesse contexto que se destaca a chamada telemedicina.

O conceito refere-se a um conjunto de tecnologias, principalmente relacionadas à comunicação, utilizadas para aproximar médicos e pacientes, com o intuito de potencializar o suporte e o repasse de informações. “As atividades de telemedicina são ligadas ao contato de pessoas que não estão fisicamente presenciais. Tais como, teleconsulta médica, teleassistência (médica e paciente) e teleducação, por exemplo”, informa o médico Silvio Benatti.

Os primeiros registros de atividades de telemedicina são da década de 50. Desde então, a técnica se modificou. Se antes os médicos utilizavam apenas a televisão como base tecnológica para contato com pacientes, hoje os computadores, smartphones e tablets também exercem essa função. No Brasil, a telemedicina ficou conhecida nos anos 90, quando a emissão de laudos online tornou-se comum.

Vantagens e perigos da telemedicina

Esse processo avançado de monitoramento de paciente já é utilizado em vários países de forma segura e legalizada, estando de acordo com a legislação e as normas médicas. Os defensores da prática alegam que a telemedicina apresenta uma série de benefícios em relação à medicina tradicional, como a ampliação do contato entre médico e paciente, a agilidade e qualidade dos laudos emitidos e a facilidade de realização de exames.

Entretanto, há profissionais que acreditam que a prática pode ser perigosa, dependendo do contexto e das atividades realizadas, já que a telemedicina pode ser empregada em diversas modalidades, como consultas online, leitura de exames, conversa com os médicos, cirurgia à distância, entre outras. O dr. Silvio Benatti é um dos críticos de determinados usos dessa estratégia.

“Para mim, não poderia haver a teleconsulta com paciente, pois você perde o contato físico, aquele olho no olho real, além de gerar um pobre exame físico. Esse é o principal ponto negativo. Contudo, acredito que os outros aspectos da telemedicina vieram para somar e auxiliar no diagnóstico e tratamento dos pacientes. Por exemplo, eu utilizo, há bastante tempo, a teleducação e a teleassistência. Participo de cursos online, realizo discussão de casos com outros médicos e auxilio na interpretação de exames que não são específicos da área”, pondera o médico.

 Regulamentação da telemedicina

No início deste ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) criou uma nova regulamentação a respeito da telemedicina. O documento definia limites e exigências prévias para o uso desse método. Entretanto, entidades contrárias à prática da telemedicina alegaram que não foram escutadas, o que levou à revogação do documento. Mas isso não significou a proibição da telemedicina no Brasil, pois, desde 2002, há uma norma vigente, considerada obsoleta por alguns profissionais, que apresenta diretrizes para a aplicação da prática.

Diante disso, o médico Sílvio Benatti explica a necessidade de uma legislação que abarque todos os benefícios e possíveis prejuízos causado pela prática. “Deve-se regulamentar para que todos falem a mesma língua, para saber o que se pode fazer ou não, e estar dentro da lei e da ética com os pacientes e profissionais que estão envolvidos no caso”, finaliza.

E você? O que pensa sobre a telemedicina? Deixe suas opiniões sobre o assunto para que possamos enriquecer o debate. Acompanhe nosso blog para se informar sobre outros assuntos e ficar por dentro as novidades!

Qualquer pessoa quando procura o atendimento médico busca ser atendida de forma satisfatória e ter seus problemas resolvidos.

Como a tecnologia pode ajudar na comunicação entre médico e paciente?

By Inovação, Notícias, Prontuário Eletrônico, Soluções MedYes No Comments

Qualquer pessoa quando procura o atendimento médico busca ser atendida de forma satisfatória e ter seus problemas resolvidos. Entretanto, nem sempre esse desejo é alcançado, e a raiz deste problema pode estar nas dificuldades de comunicação entre médico e paciente. Trata-se de uma relação historicamente assimétrica, o que, consequentemente, faz com que a troca de informações seja problemática e ineficiente.

A vulnerabilidade do paciente, quando em tratamento, faz com que ele sinta uma necessidade muito grande de atenção. Por outro lado, os médicos nem sempre conseguem atender a essa demanda, devido ao grande número de pacientes ou à falta de canais que garantem uma comunicação efetiva. Com a troca de informações comprometida, aumenta-se o risco de erros no diagnóstico, o que gera problemas para a atuação do médico.

Segundo o médico Alexandre Veloso, as dificuldades de comunicação provocam um prejuízo ainda maior para o paciente que vê suas inseguranças sendo potencializadas, justamente por não conseguir estabelecer um contato direto e constante com quem o trata. “O médico, normalmente, é demandado pelo paciente. Então, ele acaba não sendo muito ativo no processo de comunicação. Na perspectiva do paciente, ele tem uma certa dificuldade de acessar o médico. Na maioria das vezes, a única forma de acesso é por meio do telefone ou pessoalmente, e isso nem sempre é eficaz“, explica.

Tecnologias a serviço do médico e do paciente

Com o surgimento de aplicativos de mensagens, esse problema diminuiu, mas não foi completamente solucionado. “Os aplicativos de mensagem encurtam as distâncias, mas nem sempre resolvem o problema. Temos que responder muita gente e as informações podem ficar desencontradas também”, relata o médico.

O caminho para solucionar esse problema está, portanto, no investimento em tecnologias que consigam potencializar o diálogo e, ao mesmo tempo, garantir que as informações trocadas estejam corretas. Para o médico Alexandre Veloso, os aplicativos e plataformas que atuam nessa seara são a melhor forma de registrar informações passadas pelos pacientes, de atender às demandas e, ainda, passar confiança àqueles que os procuram.

“A solução está na tecnologia mobile. Precisamos de um aplicativo que permita uma conexão de dados em tempo real e que esteja atrelado à plataforma do prontuário do paciente, por exemplo. Isso dará agilidade e eficácia maior para o atendimento médico, e a comunicação com o paciente será mais leve e natural. Já passei por situações em que um aplicativo ideal pudesse ter resolvido o problema que existia naquela ocasião. Não dá mais para imaginar o mundo sem esse tipo de tecnologia, sem esse tipo de comunicação“, reflete o médico.

É por meio da compreensão desses problemas que a MedYes trabalha para desenvolver plataformas que funcionam como solução para o atendimento médico e atenção ao paciente. Com o uso correto da tecnologia, foi possível criar softwares médicos que apresentam uma série de benefícios em relação aos modelos de comunicação, registro e trocas de informações que existem hoje no mercado.

E para você? Qual é a melhor forma de usar e garantir uma comunicação eficiente entre médico e paciente? Comente aqui e aproveite também para conhecer as soluções fornecidas pela MedYes.

Software da MedYes contribuiu para a melhor gestão médico-hospitalar

Prontuário eletrônico: conheça os benefícios da digitalização de informações essenciais para pacientes e médicos

By Inovação, Notícias, Soluções MedYes No Comments

Software da MedYes contribuiu para a melhor gestão médico-hospitalar

O termo prontuário é definido pelos dicionários como “o lugar onde se guardam objetos que podem ser necessários a qualquer momento”. Na medicina, a palavra está associada ao documento onde se registra tudo sobre a saúde de um paciente. A maneira mais utilizada pelos médicos, hoje, para armazenar esses dados é registrar tudo em uma folha de papel guardada cuidadosamente para que essas informações não se percam.

Com os avanços tecnológicos, os profissionais de saúde têm optado pelo uso de prontuário eletrônico. Esse sistema evita que os médicos tenham que lidar com os problemas associados ao registro em papel, como perda do documento e corrosão das imagens pelo tempo. Além disso, os dados em papel ficam restritos ao profissional e não são compartilhados com outros médicos ou o próprio paciente.

Pensando em solucionar esse e outros problemas comuns ao uso do prontuário em papel, a MedYes desenvolveu um software médico que facilita não só a vida dos médicos, mas também a dos gestores de clínicas médicas e dos pacientes. A MedYes já possui uma plataforma que auxilia os serviços de coleta de informação nos atendimentos de Home Care. Agora, será lançado o Prontuário MedYes para atendimento clínico.

Benefícios comprovados       

Quem comprova a eficiência do Prontuário MedYes é o médico sanitarista, executivo em Saúde pela FGV e especialista em Gestão Pública pela Unicamp, dr. Roberto Lobosco. Há algum tempo, ele utiliza o software médico da MedYes no atendimento aos pacientes e conta como o uso do prontuário eletrônico trouxe benefícios para sua rotina.

“Trata-se de uma plataforma bastante interessante. Nela, posso anotar a conduta dos profissionais de saúde que trabalham comigo sem ter a utilização do papel. Tudo fica registrado no aplicativo e não se perde. Acredito que essa seja a maior vantagem. Outro ponto positivo é que, quando procuramos um médico, por exemplo, a gente está com um sintoma clínico. Então, o médico registra esses sintomas. Como as informações no prontuário MedYes não se perdem, é possível dimensionar o que aconteceu com os pacientes ao longo de sua vida e analisar os dados considerando o passar do tempo. Em termos de gestão, a ferramenta é essencial para termos informações dos colaboradores e de todo o processo que envolve o atendimento a um paciente“, relata dr. Lobosco.

Prontuário eletrônico MedYes

Trata-se de um software capaz de unir as informações do paciente e, consequentemente, personalizar o atendimento. Além disso, a plataforma permite que o profissional de saúde atualize os dados sobre paciente, medicamentos e consultas, tudo em tempo real. Os dados são cruzados e, consequentemente, geram informações essenciais para médicos, gestores e pacientes.  Assim, entre os diversos usos do software médico desenvolvido pela MedYes estão:

  • A redução de risco ao paciente.
  • Atendimento personalizado e mais cuidadoso.
  • Controle da demanda de medicamentos e exames.
  • Acompanhamento e analise temporal da saúde do paciente.
  • Fim dos problemas relacionados ao uso do prontuário em papel como perdas, extravios e falta de compreensão das palavras escritas à mão.
  • Informações padronizadas e confiáveis.
  • Gestão dos processos desenvolvidos nas clínicas médicas.
  • Facilidade de comunicação entre médico e paciente; e entre gestor e colaboradores.

Como o software auxilia o médico e o gestor

Para o médico, o prontuário eletrônico MedYes facilita a atuação do profissional de saúde e potencializa o contato com o paciente. Com o software, os médicos podem, por exemplo, registrar todos os sintomas clínicos relatados pelo paciente ao longo de sua vida, o que torna possível uma análise temporal do estado de saúde do paciente.

Já para o gestor, o uso do prontuário eletrônico MedYes permite que ele tenha uma visão sistêmica da empresa, ou seja, é possível que haja um acompanhamento de todos profissionais, pacientes e processos que acontecem em tempo real dentro da clínica. Outro benefício é o monitoramento de desempenho dos colaboradores, mensurados pelos números de atendimento e procedimentos realizados.

Ficou interessado? Entre em contato com A MedYes e solicite aqui um orçamento.  Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Comente aqui e teremos muito prazer em ajudar. Fique por dentro do nosso blog para acompanhar as novidades!